sábado, 3 de janeiro de 2009

Colecção Chiquitina, a mais pequena revista portuguesa de BD


Publicação miniatura com romances cor-de-rosa para raparigas, bastante rara, publicada pela Agência Portuguesa de Revistas, em tradução de uma colecção homónima espanhola da Editorial Rollan em meados dos anos 60 do século passado. Trata-se da mais pequena revista portuguesa de BD jamais existente (11x8 cm) — apenas ultrapassada em miniaturização pelas diminutas dimensões das edições publicitárias de Astérix da Tulicreme, de Lucky Luke do detergente Azur e As Aventuras de Pico dos Cereais Nestlé, mas que estavam (estas) mais próximas do formato ou conceito de álbum, nomeadamente sem periodicidade. Falta-me apenas identificar alguns números da série, agradeço qualquer informação de quem possuir exemplares.

4 comentários:

  1. Muito interessante este teu blog, mon cher.
    Anseio por mais curiosidades.
    Além do que citas, há as aventuras de Pico (cereais Nestlé), em formato mais pequeno que a Chiquitina.
    Eu tenho dois livrinhos: Pico no país dos Aztecas (1) e As aventuras de Pico (3).

    Um abraço e um bom ano
    A ver se isto chega. Pus um perfil qualquer. Não sei o que isto é.

    Zé Menezes

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, tinha-me esquecido desses! Efectivamente, são ainda mais pequenos uns poucos milímetros do que a Colecção Chiquitina, se bem que maiores do que o Astérix e o Lucky Luke. Já acrescentei a indicação na própria mensagem “postada”.

    Muito obrigado pelo feedback. Abraços para ti também!

    ResponderEliminar
  3. No entanto, há que ter em consideração que os livrinhos do Pico (de que tenho 2 ou 3) são álbuns, enquanto que a CHIQUITINA era uma publicação periódica.

    ResponderEliminar
  4. É o que digo no meu post, Manuel...
    Obrigado pela reacção, até breve.

    ResponderEliminar