A investigação histórica sobre banda desenhada, cartoon e ilustração em Portugal
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Histórias da Heidi, álbum da Fomento Eborense
Tratava-se de uma caderneta oferecida para colar 46 "jornalinhos" com curtas bandas desenhadas, que vinham juntamente com as pastilhas elásticas gigantes da Heidi. Nunca encontrei esse álbunzinho, que foi no entanto anunciado na revista O Pirata, da mesma fábrica e editora Fomento Eborense.
Investigador, autor de vários livros e artigos sobre banda desenhada, cartoon e ilustração, em Portugal (e também no estrangeiro, fora do âmbito presente). Mais detalhes biobibliográficos:
clique aqui
Depois de muitas hesitações, decidi finalmente começar este blogue para tentar estimular respostas a algumas dúvidas que persistem sobre a história da BD, do cartoon e da ilustração em Portugal — apesar de inúmeras tentativas para encontrar os elementos em falta junto de coleccionadores, editores, bibliotecas e outros organismos. Aqui pretendo expor questões nebulosas sobre estas matérias, esperando que as mensagens publicadas possam trazer pelo menos algumas soluções aos enigmas apresentados e que tenham também um certo interesse para o restante público cibernauta amante do desenho e dos autores nacionais.
Note-se que não procuro obrigatoriamente adquirir as publicações mencionadas, mas gostaria sobretudo de recolher informações sobre a sua forma e conteúdo, para futuras obras sobre a BD, o cartoon e a ilustração em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário