sábado, 17 de janeiro de 2009

Edições em Línguas Estrangeiras, de Pequim


Nas décadas de 60 e 70 do século passado, as Edições em Línguas Estrangeiras, de Pequim, publicaram álbuns de propaganda em diversas línguas, nomeadamente o português, bandas desenhadas maoístas e revolucionárias que se apresentavam geralmente com uma vinheta por página e texto didascálico. Foi a partir dessas edições impressas na República Popular da China que foram posteriormente realizadas as versões publicadas em Portugal, editadas nos anos que seguiram o 25 de Abril. Teria havido quatro títulos que desconheço nas versões portuguesas realizadas na China: O Destacamento Vermelho Feminino, A Guerra das Minas, Guerra de Túneis e Yang Guen-Se, todos impressos antes de 1973. Alguém possui estas raridades do passado comunista?

6 comentários:

  1. Eu cheguei a comprar "O Destacamento Vermelho Feminino", DEPOIS DO 25 de Abril. Deitei-o para a reciclagem na última mudança de casa.

    ResponderEliminar
  2. Só espero que não fosse a tal edição impressa na China. Essa história foi a mais reeditada por cá, tendo tido três versões publicadas em Portugal: primeiro na Série Quadradinhos, das Publicações 'O Proletário Vermelho', em 1974, nesse mesmo ano no último número do fanzine Aleph, e depois ainda em novo álbum das Edições Cultura Proletária.

    ResponderEliminar
  3. Leonardo eu tenho um desses livritos - veio conjuntamente com outro «lixo» da FL - claro está que ficou guardado religiosamente só que está longe e pouco acessível assim que houver possibilidade prometo mostrar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Agradeço antecipadamente, até um destes Sábados.

    ResponderEliminar
  5. Gostaria muito de conhecer esses quadrinhos. Haveria alguma forma de intercambiarmos essas publicações?

    Sou jornalista do Brasil e interessado nas publicações sobre a Revolução Chinesa.

    Atenciosamente,

    Mário Lúcio Coimbra de Paula
    jornal A Nova Democracia

    Rio de Janeiro
    Brasil

    ResponderEliminar
  6. Já ia me esquecendo

    meu e-mail:

    mariouai@yahoo.com.br

    Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderEliminar